« Home | “Quando tiver a consciência que estou a prejudicar... » | Sou uma coisa » | Bowie (re)visto por Seu Jorge » | "Favoritos" nunca mais » | O Barnabé » | A terceira é de vez » | Set the connection (2) » | Set the connection » | Recauchutam-se ídolos a preço de ocasião » | Choque tecnológico » 

segunda-feira, outubro 03, 2005 

Este, apesar de tudo, entra no "Sem contemplações" (6)

Confessionalismos
(...)E já expliquei que os meus textos assumidamente pessoais e mesmo intimistas quase nunca são confessionais. Um texto confessional é um texto que fornece informações de facto, enquanto os meus posts só transmitem estados de espírito (meus ou alheios).

Julgo que algumas pessoas que se incomodam com o suposto conteúdo confessional dos posts gostavam que o conteúdo fosse confessional (não é). Quando eu escrevo sobre «estar apaixonado», as pessoas supõem que eu estou apaixonado, o que é uma suposição sem provas nenhumas.

O chamado confessionialismo é, muitas vezes, apenas wishful thinking dos leitores.


Estado Civil

Acho delicioso que, tendo um novo blogue há 15 dias, Pedro Mexia já fale das suposições das pessoas.
É, aliás, um óptimo duplo grau de suposição.

Eu, por exemplo, já não suponho que suponham acerca de mim.
Pressuponho que, como eu, têm mais que fazer.

Para entrar no confessionalismo, eu confesso que perdi o saco para as elaborações do Mexia.

Enviar um comentário