sexta-feira, dezembro 31, 2004 

Feliz

Mais um movimento de translacção completado.

(Sim, aqui no meio havia uma fotografia de um grande fogo de artifício de fim de ano. Mas ele diziam "é grande de mais!" "está a encravar o blog", e assim ela se foi.)

Haverá coisa mais pagã que celebrá-lo?

 

Tempos do princípio misantrópico

Misantrópico - adj. (1836 cf. SC) - 1 Relativo a misantropia ou misantropo (diz-se de indivíduo); Aquele que odeia a humanidade ou sente aversão às pessoas; 2 aquele que prefere a solidão; p. ext. Aquele que não demonstra alegria; antrófobo, melancólico, sorumbático; etim misántrhõpos,os,on, que odeia ou tem horror ao homem; ver tb. sinonímia de insociável, antonomia de alegre.

Aqui ou ali, por isto ou por aquilo, ontem ou há muito tempo, já me senti misantrópico. E já me senti medicado à submissão.

 

Constatação da noite

Vim da rua e Lisboa tresanda mesmo a sexo.

 

O meu blog fétiche.

Diotima aus Lissabon

Deitar céptico e céptico erguer, dá saúde e faz crescer.

quinta-feira, dezembro 30, 2004 

Poll Results

Às 16:15: A própria Gisele Bundchen aproxima-se perigosamente do Padre Borga.

 

Lugares Paralelos

Os elogios recíprocos, entre Alberto João Jardim e Pinto da Costa, valem tanto quanto a garantia recíproca, entre dois mitómanos, de que o que outro diz é verdade.

quarta-feira, dezembro 29, 2004 

"Le regret d'Heraclite"

«Eu, que tantos homens fui, não fui jamais
Aquele em cujo abraço desfalecia Matilde Urbach.

Gaspar Camerarius, in DELICCIAE POETARUM BORUSSIAE, VII, 16»

Jorge Luis Borges

 

"Sim, eu sei...que tudo são recordações" - Vítor Espadinha


Os familiares de um soldado norte-americano morto em Novembro no Iraque instauraram um processo contra a Yahoo! por esta empresa se negar a conceder-lhes o acesso ao e-mail do falecido. O gigante de Internet argumenta que o correio electrónico é privado.
A família do cabo Justin Ellsworth, morto a 13 de Novembro, quer compilar todos os e-mails juntamente com outras mensagens num álbum de recordações, segundo informa esta segunda-feira a CNN.
- In www.diariodigital.pt


No mínimo curioso. À parte a discussão jurídica da questão, direito fundamental sem sujeito, esfera privada (mas qual esfera?), coisa e tal...A password do meu e-mail vai comigo para o outro lado!
Essas compilações memoriais, parece-me, acabam sempre por ter um ridículo efeito inverso. Relembrar um ente querido com, por exemplo, uma aquisição de uma embalagem de prozac via e-mail, uns engates virtuais manhosos ou uma subscrição por internet do livro " A vida sexual de Paris Hilton - Anjo ou Demónio?" são paliativos muito pequeninos para quem não tem momentos vividos, ou dificilmente se deixa marcar por eles. Porque não bastam gestos, imagens, frases e experiências? Por mim nunca quereria ler a correspondência electrónica de ninguém. Muito menos quereria que lessem a minha.
Lembra-me uma conversa passada sobre se a fotografia era um fim em si ou ponto de partida para relembrar um momento e uma sensação. A segunda, certamente... Quem tiver boa memória pode até dispensá-la.

E a beatificação nunca é uma boa saída.

terça-feira, dezembro 28, 2004 

If there is a god



"Come chocolates, pequena suja"

 

Preocupação

...mas tenho uma irresistível vontade de contar a todos o seguinte:
- todas as noites atiro com as minhas calças para cima do relogiozinho digital, vulgo, despertador, que está na minha mesinha de cabeceira, porque simplesmente não concebo dormir com aquelas estúpidas luzes verde florescente, feitas lâminas, a ferirem-me a vista através das pálpebras.
Isto ganha contornos terríveis uma vez que, tratando-se o mais das vezes de calças de ganga, espessas portanto, têm o efeito de abafar o som do despertador e provocar mais despertares tardios do que o que eu gostava.

Alguém passa pelo mesmo? Se sim, podemos falar sobre isso?

segunda-feira, dezembro 27, 2004 

Vamos, Partimos, Somos

quinta-feira, dezembro 23, 2004 

George Costanza (a.k.a. Jason Alexander)



Mais que um ídolo ou herói. Há, na realidade, em certos momentos pontos de identificação absoluta.

Imagem roubada Fora do Mundo. Ha! Como se eles algum dia viessem a saber...

 

E, no entanto, paro e penso...

...Se realmente quero este fulaninho...

...a governar-me, seja com que maioria for...

Sartre, sem dúvida, daria novo sentido à angústia da escolha se votasse nas legislativas de 2005.

 

Ladies and gentlemen:



WE GOT HIM!

 

Assepticismo

quarta-feira, dezembro 22, 2004 

Campanha Popular


Está em todo o lado. Há sempre novidades no exército que merecem pompa e circunstância. É uma festa. Não foi ao acaso que o único ministério que não sofreu com a orçamentalite aguda foi o deste senhor. Ele sabe o que faz (e esse é que é o problema). Já que nesta campanha alegre tem estado em todo o lado, porque não aqui também?

Lembrou-se agora que os portugueses não devem achar muita piada ao facto dos clubes de futebol fugirem ao fisco. Se não o conhecesse de outros futebóis diria que era estranho ter-se esquecido disso durante dois anos e meio, tendo-se lembrado em pré-campanha. Mas não, ele é um homem sério: já trabalhou no privado e tudo!

Tu? Era o que faltava. Levas uma imagem pequena e ficas calado.
A Celeste? Essa é séria, trabalha na banca.

 

Patch 1.2

Os meus companheiros cépticos pediram-me uma "mãozinha" e ela aqui está. Ok, ok, a "mãozinha" foi pedida há mais de duas semanas, mas com tanta prenda, tanto jantar de natal, tanto jogo de futebol na TV, tanto ataque de riso com as mais altas individualidades do nosso país,... esqueci-me! (De salientar, também, que a tal ajuda foi pedida entre um gin e uma Sagres Preta, às tantas da manhã, numa qualquer rua do Bairro Alto, o que não deixa de ser uma boa desculpa para tão grave falha). Agora que tudo parece mais calmo (e o Sporting chegou ao primeiro lugar do Campeonato), aqui estão as novidades. Os links subiram um pouco (encontram-se aqui à direita, para os mais distraidos) e até já temos um contador! A sondagem que hoje inaugura igualmente o seu espaço (espera-se que semanal) é também uma novidade. Agradecem-se comentário, para que não pensemos que estamos a fazer como o Padre António Vieira...

 

Nouvelle Vague - isto é que é New Wave?





Então eu gosto de New Wave.
Obrigado à amiga, espécie-de-namorada fixe do meu primo Miguel por me ter emprestado o CD e, assim, ter possibilitado a cópia pirata.

Queimem o tempo morto em Nouvelle Vague. Até decidirem criar uma página da banda...

domingo, dezembro 19, 2004 

Eu acordei assim. Mas nunca pensei que fosse acordar assim...

À falta de originalidade da minha parte (neste preciso momento ou não só), remeto-vos para a nova rubrica "hoje acordei assim" d´A Praia.

Discurso directo:
"What´s the matter with that blonde? She drives me nuts!"

 

Aquele ponto de equilíbrio


Ali entre o contundente desprezo e o mínimo interesse. Só alguns lhe tocam mas ninguém o agarra.

sábado, dezembro 18, 2004 

Ai coitadiiiiiiinho...



Pedro Santana Lopes lamentou hoje o clima de instabilidade criado em torno do seu Governo, a falta de "sossego" e as "facadas nas costas" de que se disse alvo, na primeira entrevista televisiva após a dissolução do Parlamento.

"Tenho as costas cheias de cicatrizes das facadas que levei", salientou, notando que recebeu as funções governativas como "uma herança" que não pediu.

"Passaram-se quatro meses a discutir, não as medidas que tomámos, mas os episódios", disse Santana Lopes, salientando que "a credibilidade dos Governos mede-se pelas medidas que tomam".


Episódios? Discutiram-se episódios? Episódios sem importância...frutos da mesquinhice dos portugueses. Episódios frugais, vulgares e triviais como fazer esperar o Presidente da República 45 minutos, na cerimónia de tomada de posse, para trocar uma Secretária de Estado da Defesa para a Cultura? Episódios como o desgaste do Governo, pela salvaguarda suicida a um Ministro suicida (Rui Gomes da Silva), que simplesmente não devia ter constado um minuto mais do organograma do Governo? Episódios como contradições sucessivas (vg: questão do aborto, políticas de continuidade, cimeira lusofrancesa...). Episódios como a colocação em causa da legitimidade do Presidente para a dissolução? Episódios como um choramingar constante?
Não se trata de episódios. Trata-se de uma comédia romântica. Mas como curta metragem que foi, acabou. Venha o genérico e comece o novo filme.

 

Sete & Sismos aterram no século XXI

Passa-se o seguinte:

Horas volvidas de frustres operações informáticas, desesperos que quase me convertiam à crença e muitas tropelias patéticas que tais...Eis senão quando eu consigo inserir links neste fantástico blog.
Agora temos tudo para triunfar. Dirijam-se ao fundo da página e pasmem-se com a possibilidade de, com um pequeno movimento do dedinho (porque não o indicador?), poderem aceder a fantásticas novas páginas em formato Webpage ou coisa do género...
1 beijo,

 

Em breve...um link permanente.





AMNESTY INTERNATIONAL - Últimas notícias e doações on-line. Matem tempo a visitar a página. Obrigado.

sexta-feira, dezembro 17, 2004 

Uma filosofia circunstancialmente perspectivada

Ortega Y Gasset: "Eu sou eu e as minhas circunstâncias"

Eu: "Sou apenas uma vítima das circunstâncias"

quinta-feira, dezembro 16, 2004 

Parentes que dão jeito

"Um advogado e um médico na família dá sempre jeito."
Mentira. Jeito jeito dá alguém que perceba de esquentadores. De preferência um técnico. Ou mesmo dois.

 

Original Sound Track das Legislativas 2005

"might trick me once, i won´t let you trick me twice...Oh yeah, might trick me once, i won´t let you trick me twice..."

Repetir, Repetir, Repetir ad nauseam. Depois é só votar.

terça-feira, dezembro 14, 2004 

"É ferida que dói e não se sente..."

(Cartoon vergonhosamente (mas com respingos de orgulho) furtado de um site intitulado "JORNAL DA NOVA DEMOCRACIA" - DEMO-LIBERAL)

"Sentindo-se ferido na sua credibilidade pelo discurso em que o Presidente da República anunciou a dissolução do Governo, Santana Lopes cancelou visita à Argélia, para além de ter faltado à Cimeira Luso-Francesa." - in Público - 14/12/2004

Um pouquinho mais à frente no redito periódico...

"No entanto, mal foi conhecida a dissolução, Santana Lopes compremeteu-se a não faltar à cimeira luso-francesa, ao Conselho Europeu e à viagem oficial à Argélia, onde iria ser assinado um acordo de amizade e cooperação com o Governo Argelino, uma visita considerada em termos diplomáticos muito importante, tendo em conta o especial relacionamento entre Portugal e o Magrebe e o papel que Portugal desempenha no quadro da UE para o desenvolvimento das relações euro-mediterrânicas."

Credi....Credbilid.....Creduli....Incrive.....Increduli....DADE???

segunda-feira, dezembro 13, 2004 

Ah, claro!! Tudo faz sentido...deus tem sentido de humor.

Estavam 160 advogados em frente ao edifício da ordem evacuados por causa de um sismo quando...

sábado, dezembro 11, 2004 

Ressaca Verbal

Tenho a recorrente sensação de acordar, a doer-me a cabeça, e a pensar "porra, porque é que eu ontem falei de mais?" Mas na noite anterior tudo fazia sentido, e aquelas palavras,ao jeito de desabafo, de comentário ou do que fosse, não podiam ser contidas. Ao acordar há, no entanto, arrependimento.
Agora, das duas uma, ou o primeiro ministro e alguns dos membros do seu executivo, vide Paulo Portas, estão permanetemente ébrios ou então não encontro explicação. Como é possível falar sempre demais e antes do tempo? Controlem-se, porra!

sexta-feira, dezembro 10, 2004 

All together now!



O tempo passou e foi ficando em banho-maria, mas seria criminoso deixar sem referência a grande festa que varreu a Europa na útima terça-feira. Um must! Quem não esteve lá, só sabe que ficou a perder.

 

Ha noites assim!



Quando tudo não passa de um sonho. Quando tudo não é mais do que aquilo que queremos. Quando tudo É aquilo que queremos. Quando nos dão a mão e nos guiam pela escuridão. Deve ser assim, como o Guilherme, que nos sentimos.

PS: Gracias ao pai do Guilhas, pelo empréstimo da eco.

terça-feira, dezembro 07, 2004 

Inverdades

- Só tens interesses fúteis!
- Eu? Mas eu adoro futebol, por exemplo!

 

E vice-versa!



"Já perdi muito tempo com a política", o Abraham Lincoln português, que faz hoje hoje 80 anos, em entrevista à TSF

segunda-feira, dezembro 06, 2004 

O desmancha prazeres ou as Faces de Jorge



Sempre achei que estes dois senhores tinham parecenças.
Além de que o Jorge tem tanto de "Zelig" como de "Testa de Ferro".

 

O chato infantil

- Ó mãe, o senhor é mau!Disse três vezes que o governo não caia... Ele prometeu!

- Não se faz...ainda por cima a ti, Pedro, que sempre levaste tudo até ao fim! Fazer isto a um homem de palavra... se cabe na cabeça de alguém...

 

Abre a caça ao ponta de lança


Chegado o Natal, todos puxam dos trunfos. O Sporting contrata Jorginho. Sócrates puxou de Vitorino para elaborar o programa governamental. Oliver Stone realiza "Alexander the Great" porque ainda não tinha feito um épico. O Sete tirou da cartola...o Miguel. Para reforçar o ataque, porque nós não temos defesa. Aliás, nós não temos defesa possível... Agora é tudo muito limpinho e clarinho. Agora tenho a certeza que só paramos quando formos publicados pela Assírio & Alvim. Bem-vindo Miguel.

domingo, dezembro 05, 2004 

Uma aversão dérmica


Discordo em absoluto de qualquer coisa que este tipo tenha dito, diga ou venha a dizer.

sábado, dezembro 04, 2004 

"Tempos Díspares" (Somos tão jovens)


Perdi o tempo que passou. Podia dizer-te que já estamos distantes...distantes de tudo. E que temos o nosso próprio tempo. Nesta realidade de espelhos, tudo o que conseguimos ver são os nossos reflexos. Por isso, vamos tirar estas máscaras e atirá-las para longe, para o mar. E deixar que o mundo se engasgue com elas...que o mundo sufoque nelas. Este é o nosso tempo. Temos o nosso próprio tempo.

 

Mas se lhe garanto que quando está sereno nunca faz nada de jeito...


"O Presidente da República assegurou hoje que o seu comportamento perante a actual situação política será pautado, "como sempre", pelos "princípios da serenidade emocional, da boa fé e da lealdade institucional"." In Público - 4/12/2004

sexta-feira, dezembro 03, 2004 

Mudanças aparentes (tão crescido que eu estou)

Todos os dias faço uma barba que não tenho.

Nas eleições do meu antigo movimento corporativo, podia ler-se "Vota A". No meu novo movimento corporativo pode ler-se "Vote A".

 

Durante a ausência...



...os disparates ficaram por conta de outrém!

 

Desculpa, tens lume?

Privação - s. f. falta, ausência, carência, de algo necessário.

Os vícios, uma vez que o são, dificilmente se perdem. Os bons e os maus. Ainda para mais sendo eu, como alguém disse, uma criaturinha de hábitos. Volto, porque sem linguagem nada resta daquilo que pensamos (ainda que seja pouco).

 

Versão 1.3 (un autre etát d´esprit)

Reunidas as tropas, desta vez é para durar. Pelo menos enquanto estivermos em Governo de Gestão. O filme acabou e foi curto. Entretanto a música de fundo deixou de ser o we´ll never make it para passar a rodar em we´re gonna win this one. Forjado em plena dissolução parlamentar e vexame governamental, época de vacas magras, manhãs cinzentas, faltas de verdade, lealdade e orçamentos duodecimais, este aqui vai arrancar com a potência máxima de quem sente o real como o osso debaixo da minha pele. Nunca tive tantas saudades de escrever o que nunca escrevi e acreditar, acreditar nunca foi tão difícil... Bem-vindo Porfírio.

  • PML
  • PM

Links

Powered by Blogger
and Blogger Templates